Resenha Literária- Admirável Mundo Novo

Oi pessoal, tudo bom?

Eu trouxe hoje um resenha de um livro super antigo, porém um dos melhores que já li até hoje! Espero que gostem!

O  cientificamente possível é eticamente viável? O Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley em 1931 é uma “fábula” futurista relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico de castas. Não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento; a servidão seria aceitável devido a doses regulares de felicidade química e ortodoxias e ideologias seriam ministradas em cursos durante o sono. Olhando o presente, podemos imaginar um futuro semelhante em termos de avanços tecnológicos. Será ele de excessiva falta de ordem, da ordem em excesso preconizada por Huxley  ou já vivenciamos o pesadelo virtual de Matrix, a fábula cinematográfica atual ?

Retirado do site-http://www.urutagua.uem.br//ru10_sociedade.htm


É assustador pensar que uma história de 1932 pode estar tão perto de se tornar real, isso é meio inquietante

Esse livro conta a história de um futuro não tão distante, aonde não existem mais pais ou mães no mundo, os humanos são criados em laboratório,selecionados, programados biologicamente e acondicionados para serem sempre felizes.

Um bom exemplo de acondicionamento: logo no início da história vemos bebês, a Delta, levarem choques quando se aproximavam de livros ou plantas, o intuito disso era criar um certo medo e ódio desses objetos, e não tentar descobrir o que eles são e começar questionar seus papeis pré-estabelecidos.

Tudo que é longo e duradouro é criticado. Não é permitido se prender a uma única pessoa, você é tudo e de todos, construir uma relação é visto com maus olhos e chega a ser obsceno.

Se por algum acaso você comece a se sentir insatisfeito com a sociedade basta tomar uma dose de soma, uma droga distribuída pelo governo. Ela faz com que as pessoas fujam de sua realidade e problemas.
Em meados da história conhecemos  Bernard Marx, ele começa a questionar padrões de sua sociedade, começa a se questionar por ser diferente dos outros, e por sentir uma grande atração por Lenina. As pessoas não o consideram normal.
Certo dia ele viaja para um local chamado "Mal país". O nome já é bastante sugestivo, se trata de uma "reserva de selvagens", um local ainda não dominado pela nova civilização, onde as pessoas formam famílias e vivem de um modo antigo e com tradições
Lá ele encontra Linda e seu filho, e os leva para a sua sociedade para tentar convencer a civilização a mudar para o Mal país.

Linda não é bem vista na sociedade, ela tem uma aparência envelhecida ( lá eles utilizam métodos anti envelhecimento muito bons, mas como consequencia diminui a expectativa de vida),por ser gorda e claro por ser mãe ( ridículo isso! ).

A coisa que mais me chamou a atenção foi que antes, quando era rejeitado, questionava a sua relação com ela, mas depois, quando viu que podia ser reconhecido por seus atos, fez de tudo para ficar com ela. E pensando nisso, não é uma coisa que vemos sempre hoje em dia?

O contrastes entre as civilizações, 'nova' e 'antiga' é uma das partes mais importantes do livro.

O final é incrível, como o começo do livro já havia proposto.

Esse livro me prendeu a história, sempre querendo saber o que vai acontecer em seguida!

Algumas das capas-





Espero que tenham gostado!!

Beijos






0 comentários:

Postar um comentário

Tradutor

 

Seguidores